O jogador Daniel Alves foi recentemente condenado a pagar uma indenização de R$ 80 mil aos compositores Giuliano Matheus e Thiago Matheus pelo uso inadequado de uma de suas composições. Daniel Alves teria usado a música “Avião” para uma campanha da Organização das Nações Unidas “ONU”, que é de autoria de Giuliano e Thiago. Atualmente o ex-jogador está cumprindo liberdade condicional em outra condenação.
Daniel Alves foi convidado pela ONU para uma campanha contra a desinformação e disseminação de notícias falsas, as fake news. O ex-jogador, que estava começando a lançar uma carreira musical, apresentou uma nova música, intitulada “Avião”. O projeto aconteceu durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Além de Daniel Alves, outros nomes da música brasileira também estavam na campanha, como Fábio Jr., Nando Reis, Carlinhos Brown, Sandra de Sá e Roberta Miranda, o que trouxe mais visibilidade para a campanha.
Os compositores Giuliano Matheus e Thiago Matheus entraram com uma ação na Justiça alegando que Daniel Alves teria roubado a autoria da música, que foi apresentada ao ex-jogador quando Giuliano viajou para Barcelona, em 2016. Daniel Alves teria se interessado pela música e adicionou algumas sugestões à letra, que foram aceitas.