De acordo com o relatório da entidade Pro Música Brasil, referente ao ano de 2023, o cenário fonográfico brasileiro apresentou crescimento em seus valores totais pelo sétimo ano consecutivo atingindo, em 2023, R$ 2,864 bilhões, um crescimento de 13,4% em relação ao ano anterior.
O país é conhecido por sua diversidade musical, que inclui gêneros como sertanejo, samba, MPB (Música Popular Brasileira), funk, forró, música eletrônica, entre outros. Essa variedade reflete as influências culturais de diferentes regiões do país e, também, os perfis de ouvintes. Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Globo Gente, o consumo de música é altíssimo no país: 97% dos entrevistados afirmaram ouvir música todos os dias. Dentre eles, na escolha de ritmos, a publicação ainda destaca que o sertanejo é o gênero preferido.
As músicas do gênero são frequentemente tocadas em streamings, rádios, festas, festivais e rodeios e suas letras falam tanto para o público jovem quanto para os mais tradicionais, mantendo assim uma grande relevância na cultura musical brasileira.